CLAFOUTIS DE MORANGO
Clafoutis (se diz CLAFUTI) é um custard (creme assado que não é mexido durante o cozimento, resultando em um gel firme, geralmente é preparado e servido no mesmo recipiente) de origem francesa feita tradicionalmente com cerejas, assado em uma frigideira de ferro, geralmente é finalizado com açúcar e servido com chantilly, é pouco doce e tem uma textura similar a de um pudim de pão.
INGREDIENTES:
250g de morango (1 caixinha)
25g de açúcar cristal ou refinado (2 colheres de sopa)
100g de ovos (2 ovos médios)
40 g de farinha de trigo (1/3 de xícara)
120 ml de leite (1/2 xícara)
50 g de açúcar refinado ou cristal (1/4 de xicara)
45 g de manteiga derretida com ou sem sal (3 colheres de sopa)
Açúcar cristal para polvilhar por cima
PREPARO:
1.Pré-aqueça o forno à 180C e unte a forma com manteiga.
2.Pique os morangos, pode ser da forma que preferir, piquei em 4 partes no sentido do comprimento.
3.Transfira os morangos para um recipiente, misture com os 25 g açúcar e deixe reservado até a hora de usar.
4.Em outro bowl bata ovos com açúcar até ficar homogêneo, adicione a farinha de trigo, misture, acrescente o leite, a manteiga derretida e misture mais uma vez até ficar homogêneo.
5.Transfira para a forma que foi previamente untada, disponha os morangos distribuindo por toda a superfície da massa, coloque também o caldinho que soltou dos morangos, polvilhe o açúcar cristal por cima e leve para assar no forno previamente aquecido até ficar levemente dourado por cima.
6.Se quiser ainda pode polvilhar mais ou pouco de açúcar cristal assim que sair do forno ou ainda açúcar de confeiteiro na hora de servir.
7.Sirva quente, morno ou em temperatura ambiente.
DICAS:
No vídeo misturei a farinha por último porém, em massas mais líquidas fica mais fácil de misturar antes de colocar o leite, adicionando ao final fica mais difícil de dissolver as pelotinhas de farinha, eu tenho mania de sempre adicionar ao final de tanto fazer bolo.
Se quiser pode adicionar extrato ou pasta de baunilha na massa.
Usei uma forma de vidro, porém não é a minha opção favorita, pois deixa uma casca muito grossa no fundo, fica melhor quando assado em uma frigideira de ferro ou forma de cerâmica.
Assei em uma forma de 20×30 pois queria que ficasse baixinho, mas pode fazer em uma menor ou em ramequins para fazer porções individuais, ele cresce pouco e depois que tira do forno abaixa, então pode colocar na forma que preferir deixando 1 dedo sobrando.
Validade: consumo imediato
Rendimento: 905g (sem assar)
Obs: xícara medidora padrão de 240 ml
Todas as medidas em xícaras são medidas aproximadas