BISCOTTI DE LARANJA
INGREDIENTES:
60 g de ovo (1 uni G)
70 g de açúcar refinado
Raspas de 1 laranja Bahia
50 g de manteiga derretida
150 g de farinha de trigo
5 g de fermento químico em pó
1 pitada de sal (caso use manteiga sem sal)
50g de castanhas, nozes ou amêndoas -opcional (usei castanha de baru torrada)
Clara de ovo para pincelar
Açúcar demerara, cristal ou refinado para polvilhar – opcional
90 g de chocolate branco derretido e temperado – opcional
PREPARO:
1. Em um bowl adicione o açúcar, retire as raspas da laranja por cima e esfregue muito bem um no outro para soltar bastante sabor.
2. Adicione os ovos, a manteiga e misture até ficar homogêneo. Acrescente a farinha, o fermento e o sal, misture novamente só até incorporar, acrescente a castanha e misture mais uma vez.
3. Utilizando as mãos, forme um rolinho com a massa, disponha em uma assadeira forrada com papel manteiga, achate a superfície, pincele a clara de ovo, polvilhe o açúcar e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por + ou – 15 minutos, a superfície deve apenas começar a dourar. Retire do forno e aguarde esfriar.
4. Utilizando uma faca de pão, corte em tiras de + ou – 1 dedo de espessura, disponha novamente na forma e volte para o forno a 180°C (enquanto corta, coloque para pré-aquecer novamente) por uns 10 minutos.
5. Aguarde esfriar a banhe no chocolate.
DICAS:
Utilizei o açúcar demerara, pois estava bem fino, é importante estar pelo menos parecido com o refinado, porque ele se dissolve melhor.
Cuidado para não retirar a parte branca da laranja, pois ela amarga. E quanto mais finas e delicadas forem as raspas, melhor fica ao paladar ao final do preparo.
Usei laranja Bahia, para mim ela é a mais aromática, mas pode usar qualquer uma.
Se optar por utilizar castanhas, fica um pouco mais delicado e corre um risco maior de quebrar, então corte com delicadeza.
Assar muito na primeira etapa e não aguardar esfriar, também dificulta o corte, então assim que crescer e começar a dourar levemente já tire do forno e respeite o tempo de descanso antes de cortar. A utilização de uma faca de pão/ de serra também é imprescindível.
A clara de ovo deixa um acabamento brilhante por cima e serve de “cola” para o açúcar, o uso de ambos é opcional.
Se faltar fluidez no chocolate, pode adicionar um pouco de óleo de sabor neutro para ficar mais fácil de banhar.
VALIDADE: 10 dias em temperatura ambiente em um pote com bom fechamento
RENDIMENTO: + ou – 20 unidades